Sunday, January 15, 2012

"Promptware" e a função disruptiva do "search"

Michael Schrage (MIT Sloan) é um dos académicos mais esclarecidos sobre questões de inovação e um dos que melhor tem denunciado as muitas "tretas" académicas sobre esses assuntos. Foi com satisfação que o vi, numa conferencia no ano passado, afirmar alto e bom som que não existe inovação, mas sim "profitable change", e que patentes como indicadores de inovação pouco ou nada significam. (Claro que também o gostei de ver citar Michael Polanyi!).
O seu blog recomenda-se. Um post recente refere que um estudo de gente da IBM mostra que é preferivel não perder tempo a arrumar os mails e que simplesmente é preferivel fazer "search" por termos relevantes. Logo não vale muito a pena perder tempo a indexar, catalogar, arrumar informação digital. Pessoalmente tinha já sentido isso e concluido de forma empirica e progressiva desde que, há alguns anos,  deixei de usar o Outlook e passei a mandar todos os meus mails para a conta do Gmail. A qualidade de vida melhorou (incluindo uma drástica redução do spam visivel).
Algumas observações de Schrage (itálicos da minha responsabilidade):
  • By combining threading with search, technology makes an economic virtue of virtual disorganization.
  • Ongoing improvement in email/document/desktop and cloud-centric search frees them from legacy information management behaviors like filing.
  • Their personal organizational ethos reflects a Toyota Production System "just-in-time" attitude. The technical configuration facilitates a pull — not push — time management. Organization has given way to improvisation.
  • They want what I've described earlier as "promptware" — a cue and intervention that creates measurable value in the moment, rather than promised efficiencies in the future.
  • The essential takeaway is that the new economics of personal productivity mean that the better organized we try to become, the more wasteful and inefficient we become.
As implicações no projecto de sistemas informáticos são enormes. Começa a ser preferivel "serch" do que as operações tradicionais de classificação e ordenação ("sort") que de uma forma ou outra têm constituido o framework conceptual do desenho técnico de sistemas de informação. Quase duzentos anos depois, o conceito de arquivo organizado de doumentos como pilar dos sistemas de informação começa a esvanecer-se.   
O impacto das tecnicas de análise semantica tem demorado a concretizar-se de forma visivel, mas a combinação das técnicas de "search" com a exploração semantica do sentido ou significado ("meaning") de dados não estruturados abre a porta para um novo paradigma, que inclusivé ultrapassa as técnicas de organização de bases de dados.
O caracter potencialmente disruptivo é óbvio: para já a tecnologia é incipiente, as aplicações são ainda marginais, pode acontecer que desenvolvimentos seguintes venham a ter maior profundidade de impacto. Mas a banalização das técnicas de search já é bem visivel: a mancha do espaço aplicativo  tem-se espraiado muito.

No comments:

Post a Comment